Esgoto em Cachoeiro

Obra de grande complexidade foi responsável por lançamento de esgoto no rio Itapemirim, diz BRK


Autuada pela Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cachoeiro de Itapemirim (Agersa), após lançamento de esgoto sem tratamento no Rio Itapemirim, a concessionária BRK Ambiental respondeu aos questionamentos do site Atenasnotícias.

A BRK informou que a situação relatada foi decorrente de obras de grande complexidade que estão em execução nos interceptores do sistema de esgoto às margens do Rio Itapemirim, próximo a ETE Coronel Borges. “Máquinas, equipamentos e uma força tarefa foram mobilizadas. A situação já foi controlada pelas equipes da concessionária e o sistema opera normalmente”, diz a concessionária.

A empresa esclareceu ainda que “as obras fazem parte de um programa de manutenção preventiva que busca, justamente, a melhoria da estrutura do sistema de esgotamento sanitário de Cachoeiro de Itapemirim, e que durante todo o período das obras, previstas para serem concluídas em três meses, segue monitorando o curso d´água, em cumprimento com normas técnicas e de procedimentos, com respaldo dos órgãos administrativos”.

Por fim a A BRK destacou ainda que o trabalho está de acordo com as licenças ambientais vigentes, e que, até o presente momento, não foi notificada.

AGERSA

A ação da Agersa foi realizada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também lavrou auto de infração. De acordo com a agência, a situação, considerada muito grave, foi causada por falha na execução de manutenção por parte da concessionária, que lançou todo o esgoto da cidade no rio durante quatro dias.

Segundo a Agersa, atualmente, todo o esgoto da margem sul continua sendo despejado sem tratamento, quadro que permanecerá até a conclusão da obra em andamento — ainda sem prazo definido. A Agersa destaca que a BRK Ambiental não possui plano de contingência, o que agravou os impactos, e que o caso já foi levado ao Ministério Público e outros órgãos ambientais. 

Confira mais Notícias

Sem Tratamento

BRK Ambiental foi autuada após jogar todo o esgoto de Cachoeiro no rio Itapemirim durante 4 dias

Grande Vitória

Cariacica avança na regularização fundiária com cerca de 1.400 escrituras entregues

Natureza

 Novo píer flutuante vai impulsionar turismo náutico e sustentável no Espírito Santo

Natureza

Vitória sedia primeira reunião do Conselho Consultivo das Unidades de Conservação do Arquipélago de Trindade e Martim Vaz 

Transparência

Prefeitura de Cachoeiro apoia TCE-ES em proposta inovadora de sistema de custos na gestão pública

Conquista

Queijaria Rio Muqui, de Itapemirim, recebe Registro de Agroindústria

Investimento

Prefeitura de Cachoeiro garante apoio para o projeto social Casa Verde

16 e 17 de Agosto

Kartódromo de Jardim Camburi terá festival com adoção de pets e vacinação

plugins premium WordPress