SELIMP

Vereador vai assumir nova Secretaria criada em Cachoeiro

A Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim aprovou, na última terça-feira (20), o Projeto de Lei nº 42/2025, de autoria do Executivo, que cria a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SELIMP) e reestrutura a atual Secretaria de Manutenção e Serviços (SEMMAT).

A mudança tem como objetivo aprimorar a gestão dos serviços urbanos, otimizando a prestação de serviços essenciais como coleta de lixo, varrição de ruas, conservação de praças e fiscalização de limpeza em áreas públicas e privadas. A nova pasta já tem dono: Brás Zagotto (Podemos), vereador que está no sétimo mandato.

Com a nova lei, a SELIMP passa a atuar exclusivamente na limpeza urbana, com uma estrutura própria para gerenciar resíduos, organizar campanhas educativas, monitorar lixões clandestinos, coordenar ações emergenciais e supervisionar os contratos de limpeza. A secretaria também será responsável pelos cemitérios municipais e poderá atuar em situações de desastres naturais, em conjunto com a Defesa Civil.

Já a SEMMAT continuará atuando em serviços como drenagem, iluminação, manutenção de praças e recuperação de vias públicas, além da administração do Aeroporto Municipal. O secretário continuará sendo o mesmo: Ari Moreira, homem de confiança do prefeito Theodorico Ferraço (PP).

De acordo com a justificativa do Executivo, a criação da nova secretaria atende a uma necessidade de gestão mais especializada, uma vez que os serviços de limpeza urbana exigem planejamento contínuo, estrutura operacional e fiscalização rigorosa.

“O objetivo é tornar os serviços mais eficientes e garantir uma cidade mais limpa, segura e bem cuidada para toda a população”, destacou o prefeito Theodorico Ferraço, na mensagem enviada à Câmara.

Confira mais Notícias

Em Iúna, Ricardo Ferraço faz compromisso com a continuidade e alerta sobre falta de experiência

Três anos após ataque em escolas, autor deixa internação e vice-governador do Estado reage: ‘Brasil precisa acordar’

Aprovada mudança em regras para licenciamento ambiental no ES; confira o Projeto de Lei 835/2025

Justiça

Justiça atesta que Bolsonaro vai terminar de cumprir pena em 2052

Supostos Desvios

Operação da PF mira obras financiadas com emendas parlamentares

Decisão de Hoje

TSE dá 24hs para Dorlei Fontão assumir a prefeitura de Presidente Kennedy

Deputados aprovam incentivo fiscal para estimular infraestrutura rural no Espírito Santo

STF define tese sobre inelegibilidade em caso de substituição de chefe do Executivo por decisão judicial

plugins premium WordPress