5 Estrelas

39 padarias de Cachoeiro receberam nota máxima na classificação da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Cachoeiro de Itapemirim divulgou recentemente a nova classificação das 97 padarias do município, resultado de um trabalho que vai muito além da fiscalização: trata-se de uma ação contínua de orientação, acompanhamento e incentivo à melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

Do total de estabelecimentos avaliados, 39 receberam nota máxima – cinco estrelas. A lista é fruto de inspeções que aconteceram neste ano com o intuito de verificar o cumprimento das normas sanitárias e garantir qualidade para o consumidor. A nova classificação pode ser conferida no link: https://www.cachoeiro.es.gov.br/site-pmci/wp-content/uploads/2025/09/classificacaopadarias2025.pdf.

Os estabelecimentos que receberam a visita da vigilância foram classificados por estrelas, de acordo com a determinação do Código Sanitário do município. A ação é realizada anualmente com o objetivo de atender aos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde.

Entre os quesitos analisados, estão: o asseio do ambiente, do preparo e do manuseio dos alimentos; a higiene na comercialização; o cuidado com a aquisição das matérias-primas; a conservação, a exposição e o armazenamento dos alimentos; as condições de trabalho, entre outros fatores que podem comprometer a qualidade dos produtos comercializados.

“A classificação é muito importante como forma de incentivar os estabelecimentos a buscarem o aprimoramento contínuo do padrão sanitário, garantindo, aos consumidores, o acesso a produtos e serviços de boa qualidade”, destaca o gerente da Vigilância Sanitária de Cachoeiro, Gustavo Tosta Vieira da Pureza.

Ele conta que todos os estabelecimentos receberam, previamente, a lista com os itens a serem analisados e aqueles que não cumpriram todas as normas e exigências do órgão continuam sendo acompanhados. Eles terão um prazo de até 60 dias para os procedimentos de adequação e correção às normas sanitárias, já solicitadas por meio de notificação. Em caso de não cumprimento, as padarias podem ser autuadas ou, até mesmo, interditadas.

Confira mais Notícias

É hoje, dia 18

Onda de crônicas de Luiz Trevisan invade o Horto Mercado do Suá, em Vitória

Nova Direção

Marataízes tem nova secretária de Saúde

Juninho Corrêa assume prefeitura de Cachoeiro por 60 dias; projeto Cidade Industrial de Pacotuba é apresentado

Litoral Sul Capixaba

Aposta de Itapemirim leva mais de R$ 1 milhão na Lotofácil

Semana começa com possibilidade de chuvas fortes no Sul e Sudeste; veja a previsão para o Espírito Santo

Feirão Mega Blue Friday

Contas de água e esgoto com até 80% de desconto podem ser negociadas a partir desta segunda, dia 17

Investimentos

Governo do Estado autoriza início das obras de urbanização do Morro do Moreno, em Vila Velha

Litoral Sul

Ao lado de Geninho, governador anuncia R$ 12 milhões para nova UPA em Itapemirim

plugins premium WordPress