5 Estrelas

39 padarias de Cachoeiro receberam nota máxima na classificação da Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária de Cachoeiro de Itapemirim divulgou recentemente a nova classificação das 97 padarias do município, resultado de um trabalho que vai muito além da fiscalização: trata-se de uma ação contínua de orientação, acompanhamento e incentivo à melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

Do total de estabelecimentos avaliados, 39 receberam nota máxima – cinco estrelas. A lista é fruto de inspeções que aconteceram neste ano com o intuito de verificar o cumprimento das normas sanitárias e garantir qualidade para o consumidor. A nova classificação pode ser conferida no link: https://www.cachoeiro.es.gov.br/site-pmci/wp-content/uploads/2025/09/classificacaopadarias2025.pdf.

Os estabelecimentos que receberam a visita da vigilância foram classificados por estrelas, de acordo com a determinação do Código Sanitário do município. A ação é realizada anualmente com o objetivo de atender aos critérios estabelecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vinculada ao Ministério da Saúde.

Entre os quesitos analisados, estão: o asseio do ambiente, do preparo e do manuseio dos alimentos; a higiene na comercialização; o cuidado com a aquisição das matérias-primas; a conservação, a exposição e o armazenamento dos alimentos; as condições de trabalho, entre outros fatores que podem comprometer a qualidade dos produtos comercializados.

“A classificação é muito importante como forma de incentivar os estabelecimentos a buscarem o aprimoramento contínuo do padrão sanitário, garantindo, aos consumidores, o acesso a produtos e serviços de boa qualidade”, destaca o gerente da Vigilância Sanitária de Cachoeiro, Gustavo Tosta Vieira da Pureza.

Ele conta que todos os estabelecimentos receberam, previamente, a lista com os itens a serem analisados e aqueles que não cumpriram todas as normas e exigências do órgão continuam sendo acompanhados. Eles terão um prazo de até 60 dias para os procedimentos de adequação e correção às normas sanitárias, já solicitadas por meio de notificação. Em caso de não cumprimento, as padarias podem ser autuadas ou, até mesmo, interditadas.

Confira mais Notícias

Aeroporto de Cachoeiro ganha terminal “Robertino Braga” e cidade entra no clima do aniversário de Roberto Carlos

Refis Cachoeiro: prazo para negociação de dívidas é prorrogado até fim de abril

Aposta feita em Marataízes leva R$ 37 milhões na Mega Sena; confira a casa lotérica e os números sorteados

Em Marataízes, prefeitura aprimora iluminação pública na Lagoa do Meio e na Avenida Beira Mar

Semana Santa em Cachoeiro: venda de palmitos na Linha Vermelha começa na segunda (30)

Conceição do Castelo recebe investimentos em turismo, saúde, educação e infraestrutura

Estação de hidratação em Marataízes evita mais de 1,5 mil garrafas plásticas em poucos meses

Oportunidades

Concurso Público: Câmara Municipal de Domingos Martins oferece 13 vagas