Risco de queda

20 anos depois de plantadas, palmeiras da Praça Jerônimo Monteiro serão substituídas

Por apresentarem risco real de queda, as palmeiras da Praça de Jerônimo Monteiro, em Cachoeiro, precisarão ser substituídas por novas árvores. A medida visa prevenir acidentes, resguardar a vida das pessoas que usam o espaço e evitar danos materiais.

A necessidade de remoção de todas as palmeiras, que são da espécie Imperial (Roystonea Oleracea) e foram plantadas há mais de 20 anos, é apontada por pareceres técnicos da Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb) e da Defesa Civil.

Em vistorias, servidores dos órgãos identificaram condições que comprometem a saúde e a estabilidade das estruturas arbóreas, como danos ocasionados por pragas e doenças, inclinação do caule, raízes prejudicadas e a queda constante de folhas.

Por serem árvores de grande porte, com potencial de causar graves danos em caso de queda, a retirada é indicada como medida urgente e indispensável para garantir a segurança de todos no local, que recebe fluxo intenso de pedestres e conta com ampla área de estacionamento. A supressão está programada para o próximo fim de semana.

Renovação verde

No lugar das palmeiras, serão plantadas outras árvores. A Semurb vai selecionar espécies adequadas à arborização urbana que forneçam sombra e beleza à praça, mas que também contribuam para a biodiversidade local.

“Entendemos o apego emocional que muitos de nós temos pelas palmeiras, que fazem parte da nossa memória coletiva, e é por isso que estamos planejando um processo de substituição cuidadoso e sustentável”, afirma o secretário municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Antonio Carlos Valente.

Confira mais Notícias

Lagoa do Meio

Governador visita obras e anuncia novos investimentos em Marataízes

Marataízes

Casagrande e Tininho inauguram obras e assinam ordem de serviço no bairro Esplanada II, nesta sexta (6)

Litoral

Marataízes é campeã do Desafio Cadastur e recebe premiação para fortalecer o turismo local

Regência

Praia do Espírito Santo entre as quatro eleitas que vão se tornar santuário do surfe nacional

Barragem dos Imigrantes

Maior obra de saneamento do ES vai garantir água para Vila Velha, Cariacica, Vitória e Viana

Símbolo

Palácio Bernardino Monteiro restaurado e entregue ao povo de Cachoeiro de Itapemirim

Projetos do ES Inteligente podem beneficiar cerca de 1,8 milhão de capixabas

Previsão

Terça-feira (30) com alerta para queda de temperaturas e possibilidade de chuva no Espírito Santo